quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cooperostra


A Cooperostra foi criada em 1997 com o objetivo de beneficiar os coletores e o meio ambiente.E foi o que ocorreu.
Os "pescadores" respeitam a época de reprodução delas, ou também chamado de período de defesa.Nele os cooperado para ganhar dinheiro se previnem,então,quando está perto da época de reprodução as menores ostras que podem ser pegas são colocadas em viveiros,quando chega na época em que a pesca não é permitida essas ostras já cresceram e estão prontas para serem vendidas.
Sem dizer que pescam ostras de 5 até 10 cm,porque as menores são "bebês" e precisam se desenvolver mais,já as maiores são as " mães" que tem muitos filhos as veses grudados a elas e que são responsáveis pela reprodução da espécie.Após de serem pegas as ostras são selecionadas as maiores ou menores voltam para o mangue.Depois elas são colocadas em locais com água limpa para filtrar a água e ao mesmo tempo se limpar da sujeira.E então estão prontas para a venda.
A dúzia  de ostras,antes era vendida á menos de um real, e agora é vendida por cinco reais.E no inicio eram capturadas por ano mais ou menos 35 mil dúzias de ostras,hoje anualmente são pegas mais de 70 mil dúzias de ostras anualmente.Esse aumento no preço e no número das ostras se deve ao objetivo de aumentar a quantidade na Cooperostra.Atualmente,42 famílias estão ligadas a esse processo em que todas são socias umas das otras,cada uma com a sua função.E elas não possuem MUITOS lucros,recebem apenas o necessário para sustentar a sua família,que o objetivo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fandango


O Fandango é uma dança típica da cultura caiçara.Na nossa viagem assistimos uma apresentação do grupo Tamanco Caiçara.Os instrumentos usados se parecem com alguns que já vimos e que são bem conhecidos,existe um por exemplo,que se parece com um violão porém tem um formato arredondado,e seu tamanho não é muito grande.
Com origens indígenas e as letras cantadas no tupi, falam sobre o cotidiano das pessoas,sobre o amor,sobre a pesca...

Amélia

Beto, o líder do grupo, nos falou um pouco sobre o conjunto,citou um santo o "São Gonçalo".Disse que a dança quase havia sido extinta mas que depois superou isso.
Após a apresentação,fizemos uma entrevista com uma dançarina,Amélia.Veja só:
Bom Amélia existe alguma coisa que anima o grupo a fazer as apresentações?
A coisa que mais nos anima são as pessoas que vem nos assistir.Vocês vieram e bateram palmas,dançaram conosco e mesmo com uma apresentação não muito longa foi divertido.Já na nossa útima apresentação as pessoas só assistiram e foram embora.
A Senhora dança ha muito tempo?
Eu começei a dançar quando tinha 9 anos, meu pai me ensinava.E hoje tenho mais de 50 anos.Então danço a mais de 40 anos, não existe idade pra começar a dançar e você dança se tiver vontade, se você gosta.
Quantas músicas vocês tem?
Nós temos mais de duzentas músicas,não sei exatamente quantas.
A dança é uma profissão?
Não, a dança é uma coisa que gostamos,fazemos por prazer.
OBS:Beto é encanador por exemplo.
Beto nos falou sobre um santo como ele é?
A é claro, o São Gonçalo.É um santinho que preservamos até hoje.Antigamente nos vilarejos quando as pessoas queriam dançar mas não podiam por causa da chuva,elas rezavam ao santinho.E nós o tratamos com muito respeito né,em qualquer lugar que o colocamos,nós colocamos embaixo uma toalinha...
De onde surgiu o nome fandango?
A ele surgiu antigamente também esse nome chegou aqui através de um porto e com o tempo se espalhou pela região,aqui.E fandango significa dança barulhenta.
Bom é só isso, obrigado Amélia e boa noite.  
Boa noite.

Depois da apresentação e da entrevista nós notamos que essas pessoas ligam para coisas que nem damos bola,como colocar um santinho em cima da toalinha,ninguem liga se a estatua de Nossa Senhora se está em cima de uma toalha ou não.Havia um garoto que dançava com dez anos,se você ensinase esse dança para os garotos de S.P.ninguém ia gostar.